O Espiritismo é uma Ciência ou Religião?

Por: Ryath (Inspirado por Marcelinho)

Muitos espiritas acreditam que o Espiritismo é uma ciência, e não uma religião, pois Allan Kardec, seu codificador, não era um religioso e nem um filosofo, mas sim um cientista cético e ateu, como muitos são doutrinados a ser.
A ciência foi muito perseguida pela religião, pelo Catolicismo, e isso gerou muito remorso da comunidade científica, além dos cientistas em seu trabalho, não poderem ter influência da religião, por isso e ateísmo “cientifico”.
Porém Kardec ao pesquisar fenômenos espirituais, de mesinhas que se mexiam sozinhas e de médiuns, ele comprovou que o espiritual existe, então escreveu cinco livros sobre o tema espiritual, e desses cinco livros fizeram a doutrina espírita.
Por esse começo cientifico do Espiritismo, muitos acham que ele é uma ciência, não uma religião, mas é muito mais religião do que ciência, pois muito pouco pode ser provado, não é baseado em pesquisas e teorias cientificas, mas sim em revelações mediúnicas, que inclusive podem estar erradas, pois o próprio Kardec descobriu o animismo, que é quando acontece um erro na mediunidade, então, por isso o Espiritismo é filosofia também.

 


Existem muitas pesquisas sobre o Espiritual, sobre reencarnação, vida após a morte, orações, técnicas de cura por energia, como a cura pránica, o reiki, o passe, e muitas outras.
De todas essas pesquisas tem resultados positivos, não existe uma com resultados negativos, isso traz evidencias e provas que o espiritual existe.
O que é muito bom, tem uma seção sobre essas pesquisas, veja em: Ciência, Religião, Provas e Evidencias.
Se formos comparar o Espiritismo com outras religiões que tem mediunidade, elas se diferem pela orientação espiritual que tem, por exemplo:
O Espiritismo é uma religião cristã que nasceu em um pais cristão, na França, que era toda católica e evangélica.
A Umbanda é universalista, e os médiuns manifestam todas as religiões, se seu médium permitir.
O Budismo Esotérico, que é o Tibetano, e o Taoísmo, tem mediunidade.
Inclusive no Taoísmo e no Budismo Esotérico, como na Umbanda, se incorpora espíritos para ajudar consulentes, e os espíritos que os acompanham.
O Budismo em outros países é mais aberto sobre outras religiões, podendo atuar, muitas vezes no universalismo, mas é uma crença da religião do Buda no Tibet.
No Taoísmo existe também a psicografia.
A Yoga busca desenvolver os poderes paranormais, e muitos deles são mediúnicos.
Porém a visão religiosa ou filosofia do Taoísmo, Budismo e Yoga não é Cristão, mas é espiritual. 
O Esoterismo também tem muita mediunidade.
E as revelações que o Hinduísmo traz, são as que obtiveram em estados de meditação, e isso talvez possa ser mediunidade também.
As antigas religiões que cultuavam os Deuses também tinham mediunidade, e não eram cristãs.
Muitas vertentes espirituais com orientação diferente tem mediunidade, mas você já pensou ou conhece as coisas em comum que cada crença tem?
Então são todas tem verdades, como a existência de locais bons ou ruins que vamos nos pós morte, onde os locais ruins ficam sempre em baixo, e os bons, sempre em cima, a existência de vida eterna, de um Deus acima de todos os outros, que criou tudo o que existe, rituais parecidos, com o uso de velas, incenso, uso de plantas, flores, defumações, frutas, cristais ou pedras, símbolos e etc.
Pois sim, as religiões tem muitos procedimentos parecidos ou iguais, pois a forma delas funcionarem é a mesma, e ajudam e dão socorro as pessoas.
Mas como o Espiritismo é somente cristão, como não existem muitas pesquisas especificas, imparciais, a parte de ciência é muito menor na religião de Kardec do que as outras.
Então o Espiritismo tem uma parte cientifica sim, mas uma parte muito maior que é religiosa e filosófica também.
O fato do Espiritismo ser somente cristão, vem do fato dos médiuns entrevistados por Kardec, assim como ele, só tinham o Cristianismo como fonte, pois a França era assim na época, e não existia a internet também, que tem informações espirituais de todas as crenças.

 

Alguns Destaques: